As conquistas alcançadas pelo Movimento Negro Brasileiro,organizado a longo dos últimos 40 anos,já são notícia e exemplo no âmbito da Diáspora África.O Brasil tem apresentado resultados importantes ao implementar as ações afirmativas que visam a inclusão plena dos negros na sociedade brasileira. Neste sentido,o Governo Brasileiro, através de várias instituições, como a Fundação Cultural Palmares, instituição pública federal vinculada ao Ministério da Cultura vem contribuindo vigorosamente para estas conquistas.
No caso da Colômbia, que possui a segunda maior população negra da América Latina, atrás apenas do Brasil, a situação é um pouco diferente. Enquanto no Brasil já se discutia diversidade cultural, na Colômbia ainda busca-se a afirmação da comunidade negra na sociedade. Na extensão do Pacífico Sul colombiano se localizam grupos afro descendentes em condições de exclusão efectiva, apesar da ampla legislação para proteger os direitos humanos das populações afro-colombiana incluindo normas e um discurso oficial alertando para a necessidade do seu cumprimento.
A presença de Convidados internacionais, professores da Colômbia e dos Estados Unidos, deram aos presentes uma visão mais clara da realidade colombiana e da América Latina e proporcionaram um debate vivo e real dos assuntos mais importantes no momento para cada país, além de um olhar mais profundo, por parte do Brasil, do contexto diaspórico latino americano.
Este seminário foi uma das primeiras conquistas em que a Comunidade África Brasil, pode ter a oportunidade de participar e fazer novos contactos com pessoas militantes do movimento negro, em que se fez vários intercâmbios, para um futuro próximo realizar os projectos que já estão em andamentos e com uma nova visão para realização de novos projectos.
Momento de confraternização entre nosso Presidente Flávio Costa ,com o Presidente do CETRAB - Sr. Marcelo Monteiro e um de nossos directores Flávio Helder.
O I Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos , também serviu para abrir novas ideias para que possamos valorizar cada vez mais os nosso direitos como cidadão e como afro descendente.
Momento este em que o Presidente da Fundação Cultural Palmares ,Sr.Zulu Araújo, com a Professora Fanny Milena Quiñones-Universidad Pedagógica Nacional/Colômbia , mostrando ao nosso Presidente Flávio Costa ,em que a união faz a força e com muita cumplicidade nas ideias que lá foram discutidas.
Podemos citar os palestrantes e os temas abordados, que ocorreu no I Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos, em que se fez realizar no Hotel Novo Mundo - Praia do Flamengo,20 - Flamengo - Rio de Janeiro , em que ocorreu no dia 31 de julho a 03 de agosto de 2007.
31/07
Solenidade de abertura com a presença do Sr.Zulu Araújo -Presidente da Fundação Cultural Palmares/Minc
Sr.Antonio Pompêo - Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira.
Ministra Maria Elisa Teófilo de Lima - Ministra das Relações Exteriores.
Profª Fanny Milena Quiñones - Universidad Pedagógica Nacional/Colômbia
Performace Teatral com Zezé Barbosa
01/08
Temas: 1º - Painel Enunciação e Perspectiva Afro-Latina
2º - Painel Cultura, Política e Sociedades Multi culturais
Palestrantes:
Profª Fanny Milena Quiñones- Universidad Pedagógica Nacional/Colômbia
Profº Wilmer Villa - Universidad Distrital/ Colômbia
Profº Mbare Ngon - Morgan State University / USA
Profº Marcelo Paixão - Universidade Federal do Rio de Janeiro -Mercado, Economia e Política.
Profº Joel Zito Araújo - Cineastra - Cinema Afrocentrado como politica cultural
Mediadores : Profº Jacques D'Adesky - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª Elielma Machado (UNESA)
02/08
Temas : 1º Painel Movimento Negro e as relações com o Estado
2º Painel Agenda Política e Perspectivas para a América Latina
Palestrantes :
Profª Elielma Machado - PUC - RJ
Profª Claúdia Miranda - UNESA
Profº Mbare Ngon - Morgan State University / USA
Profº Miguel Almeida - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Juventude Negra e formação superior , a UERJ e os cotistas.
Profº Julio Tavares - Universidade Federal Fluminense
Profª Fanny Milena Quiñones - Universidad Pedagógica Nacional/ Colômbia
Mediadores: Profº José Carlos Félix - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª Cláudia Miranda - UNESA
03/08
Tema : Painel Práticas Diaspóricas e alternativas frentes à globalização.
Palestrantes :
Profº Wilmer Villa - Universidad Distrital / Colômbia - La Cátedra de Estudios Afro- Colombianos para pensar las relaciones interculturales
Profª Azoilda Trindade - Secretaria Municipal de Educação / UNESA
Profº Amauri Mendes (UEZO) - A lei 10.639 e as ações em curso
Mediadora: Profª Cláudia Miranda - UNESA
Pois este Seminário também deu seu prosseguimento em Salvador do dia 07 de Agosto a 10 de Agosto de 2007 - No Hotel Tropical da Bahia - Av.Sete de Setembro, 1537 - Campo Grande - Salvador-BA.
Comentários