Boa noite aos queridos amigos da Comunidade África Brasil!!!
No dia internacional das mulheres, essa segunda -feira, estava sentada na sala fazendo plano de aula da escola que trabalho. Começou a novela, e em determinado momento começo um diálogo entre Marcos (José Maia) e Gustavo (personagem que interpreta marido de Letícia Spiller). O "papo" se desenrolando e Gustavo diz à Marcos:
- Sinto uma invejinha de você, mas é uma inveja BRANCA!
No mesmo momento parei o que estava fazendo, olhei pra TV e a pessoas que estava ao meu lado assistindo, da raça branca, me olhou e falou:
- Nossa! Foi isso mesmo que ele falou? Dava processo e tudo!
Eu fiquei quieta e pensando, nas minhas idas e vindas, faculdade, cursinhos... nunca ouvi essa expressão e não sei do que se trata, pois, como seria uma inveja negra? Má? Ruim? Negativa? Entendi como se a inveja branca obtivesse menos peso e menos pecado pela cor que a segue como adjetivo...
No dia seguinte enviei uma nota ao jornal da emissora, pedindo esclarecimento sobre o que foi dito, e tenham certeza, que quando tiver resposta registrarei aqui. Pois sendo o dia internacional da mulher, eu, do sexo feminino e negra, como 40% da poupulação brasileira não estudei e lutei tanto para ouvir algo assim.
Não podemos nos deixar camuflar, junte-se e se essa notícia o incomodou mande sua nota para:
extraextra@extra.inf.br
Obrigada à todos, utilize sua voz pois ela tem vez e sucesso sempre!!!
Texto: Renata Martins
Comentários