Em discurso nesta segunda-feira (5), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lembrou que no dia 30 de março foi celebrado o Dia Mundial da Juventude. Para ela, só políticas públicas voltadas para a educação, esporte e cultura podem acabar com problemas que atingem a juventude brasileira, como a violência.
A senadora comentou o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, divulgado na semana passada pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla) mostrando que há um número maior de jovens negros entre as vítimas de assassinatos, entre outros dados preocupantes.
- Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, houve queda de 9,7% nos homicídios de brancos e aumento de 85,9% nos de negros. Uma coisa absurda - disse.
Além disso, afirmou a senadora, pesquisas demonstram que a violência está se interiorizando pelo país, ou seja, o crescimento da violência é maior nas pequenas cidades do interior brasileiro. Embora a taxa de homicídios em Campo Grande (MS) tenha diminuído 23,2% entre 1997 e 2007, pequenos municípios como Coronel Sapucaia estão entre os mais violentos do país. E a violência se concentra mais na faixa etária entre 15 e 24 anos, acrescentou.
Na opinião de Marisa Serrano, são necessários investimentos maciços em educação, cultura e esporte para que esse quadro mude em todo o Brasil.
- Portanto, esse tripé - educação, esporte e cultura - pode realmente fazer a diferença naquilo que queremos para a juventude da nossa terra - afirmou
Comentários