Fórum Estadual de Religiosidade Matriz Africana realiza encontro para debater o Plano Estadual de Igualdade Racial
O Fórum Estadual de Religiosidade de Matriz Africana lançado em 2009 na II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial avocou para si a tarefa de discutir o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, convocando a SUPIR-RJ - Superintendência de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão de Religiosidade da Câmara Técnica de Igualdade Racial para o encontro que foi realizado no Ilê Omiojuarô casa de santo da Yalorixá Beata D. Yemanjá em 23 de março, onde reuniu diversas lideranças do Candomblé e da Umbanda, que teve como objetivo primordial traçar diretrizes e metas para a implementação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Segundo o Superintendente Marcelo Dias as discussões foram apontadas com a responsabilidade de execução de programas e projetos estruturantes no que tange a cada temática realizada com visitas itinerantes garantindo a defesa e promoção da igualdade racial no Estado do Rio de Janeiro.
O Evento iniciou-se com a saudação ao Orixá Exu, senhor que abre os caminhos, cantado por Mãe Meninazinha D’Oxum. Segundo Mãe Beata o fórum renasce para fortalecer as ações da religiosidade e determinou a todos presentes que a responsabilidade de dar continuidade ao fórum é de todos nós. Paulo Roberto presidente do CEDINE –Conselho Estadual dos Direitos do Negro disse que eventos como este onde o governo senta para dialogar com os religiosos de matriz africana fortalece a democracia religiosa.
Segundo Adailton Moreira Assessor do Enfrentamento a Intolerância Religiosa e Baba Egbe do Ilê Omiojuarô disse que independente de estar em um cargo político ele é religioso, sendo assim, acredita que as ações do fórum devem interferir em todas as políticas públicas na educação, na saúde, no trabalho, na cultura entre outros.
Pai Renato D’Obaluaiê e Mãe Ignez D’Iansã ambos relembraram a história da construção do fórum na II Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial em Brasília, onde com muitas dificuldades e discussões nasceu o Fórum Nacional de Religiosidade de Matriz Africana.
Já Mãe Torody relembra que os religiosos que tem cargo político também precisam ser pressionados pelos religiosos, para juntos discutirem nossas políticas. Doné Conceição D’Lissá que sofreu intolerância religiosa onde sua casa foi alvejada com tiros, disse que ter o respaldo do fórum daqui para frente será importante para todas as casas de axé. Mãe Dolores D’Iansã explicou que as próximas reuniões do fórum devem cumprir as metas junto ao Plano Estadual de Igualdade Racial e as propostas tiradas na II Conferência Estadual de Igualdade Racial pela comissão de religiosidade, garantindo assim as 19 propostas destinadas para a religiosidade. Segundo Gayacu Deusimar D’Lissá o retorno do fórum vai muito além de pequenos encontros dos religiosos é o fortalecimento da religião no coletivo.
Pai Yangô D’Obaluaiê através do Agen Afro se comprometeu de publicar todas as notas e matérias do fórum convocando a toda mídia religiosa a fazer o mesmo. Marcelo Monteiro apresentou as propostas dos GT’s de Religiosidade para a Construção do Plano Estadual e em conjunto foi apresentado um documentário do CIAFRO “Os Avanços da Igualdade Racial no Brasil” filmado em Brasília.
Estiveram presentes representantes da SUPIR e SUPERDI–RJ, diversos religiosos de matriz africana e representantes de diversos Municípios da Baixada Fluminense e da Região dos Lagos.
Ao termino muito emocionada pelo sucesso do evento Mãe Beata convidou a todos a louvarem Oxalá e foi feita uma grande roda onde todos louvaram, dançaram e cantaram unidos por uma só voz e com uma só união.
Com a presença de Roberto Braga grande lutador pelas causas da religiosidade de matriz africana , ao lado da representante do CISIN e o Afoxé Maxambomba Mãe Arlene de Katendê.
Podemos contar com a presença da Comunidade África Brasil, na representatividade de nosso presidente Sr.Flávio Costa e na condição de dirigente da comunidade de terreiro Ilê Olorofibô, casa oriunda do Ilê Omiojuaro.
Anote as próximas reuniões do Fórum de Religiosidade de Matriz Africana:
Ilê de Jagun – Pai Renato D’Obaluaiê
Dia: 12/04
Endereço: Rua Saint Laren, 60 Bonsucesso – RJ
Horário: 14h
Informações: 9374-2001
Ilê Axé D’Ogun-Já
Dia: 20/04 – Pai Jorge D’Ogun-Já e Mãe Ignez D’Iansã
Endereço: Rua Orlando de Aquino, 115 Parque Anchieta
Horário: 14h
Informações: 7837-3710
Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira
Nilópolis - RJ
Tel: 21 3761-3354 / 21 7837-3710
www.portalciafro.org.br
Comentários