No dia 28 de junho de 2013 a Comunidade África Brasil realizou uma Roda de Conversa com o Pessoas de Axé, no Ilê Olorofibô em Sepetiba, com o intuito de contribuir para a construção de políticas públicas destinadas ao povo de axé e seus terreiros.
Em um bate papo descontraído, foram levantadas vários propostas e ações para contribuir com a valorização das Casas de Axé, do seu povo e na quebra de estigmas e preconceitos contra os praticantes das religiões de matriz afro.
Entre os presentes, tivemos a honra de receber a Mãe Meninazinha d'Oxúm, que com sua sabedoria e humildade, ressaltou a importância do evento e entoou cânticos ao "Pai Maior" Oxalá e a "Mãe" Oxúm para que os Orixás abençoasse o evento.
Com as contribuições do Coordenador da Rede Nacional de Religiões
Afro-Brasileiras e Saúde, Ogã José Marmo Silva e do Sr Luis Claudio, Coordenador da CEPIR São Gonçalo, do representante da AFRUCORJ, do Babalorixá Pai Flávio Costa, zelador do Ilê Olorofibô e presidente da Comunidade África Brasil, entre outros participantes, foram discutidos vários temas a respeito das relações pessoais e de saúde nos Terreiro, das garantias de diretos dos povos de Axé e foi firmado o compromisso de realizações de outras Rodas de Conversas. O evento foi encerrado com o lançamento do vídeo “O CUIDAR NO TERREIRO”,
produção da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde em conjunto com o Ministério
da Saúde.
Comentários