Pular para o conteúdo principal

ALERTA MEU POVO !



ZUMBI
VIVE !

20 de novembro
Dia Nacional da Consciência Negra



Quilombos - Nossos pais nos legaram pela tradição oral, contando um para o outro, a história de um povo: um grupo de escravos negros, fugidos das fazendas na região Nordeste do Brasil, fundou uma vila independente. Esse lugar de difícil acesso, chamado Palmares, fica na Serra da Barriga, hoje Estado das Alagoas, que na época era uma capitania do estado de Pernambuco.

Os negros e as negras fugidos do cativeiro e do terrível holocausto da escravidão eram chamados de quilombolas. Juntavam povos indígenas e brancos aliados e as Repúblicas livres que estes constituíam eram designados Quilombos.

Palmares - A história registra muitos quilombos, contudo o Quilombo dos Palmares, o maior em extensão e duração, espalhando-se por vários pontos da Serra, durou praticamente cem anos, entre 1600 e 1695. Por volta de 1654, o Quilombo dos Palmares era composto de muitas aldeias onde viviam os negros em liberdade. Entre elas:

Macaco - na Serra da Barriga, com oito mil habitantes;
Amaro - no noroeste de Serinhaém, com cinco mil habitantes;
Sucupira - a 80 km. de Macaco;
Zumbi - ao noroeste de Porto Calvo, e
Osenga - a 20 Km. de Macaco.

A população total de Palmares, na época, atingiu vinte mil habitantes, o que representava 15% da população do Brasil. No quilombo a manutenção da identidade negra e dos costumes funcionava como o cimento das comunidades, estimulando inúmeras fugas de escravos dos engenhos de açucar e fazendas da redondeza. Em Palmares, os negros cantavam:

Folga negro, branco não vem cá,
folga negro, branco não vem cá,
se vier, a farrapos se irá.

Zumbi - Um dos líderes mais famosos de Palmares foi Zumbi. Nascido em 1655 numa das aldeias do Quilombo, quando criança foi capturado por soldados e dado ao padre Antonio Melo, da freguesia de Porto Calvo. Estudou português e latim, foi coroinha e batizado com o nome de Francisco.

Aos quinze anos, em 1670, fugiu da paróquia, voltando para o Quilombo. Tornou-se um grande líder, por ter passado por provações e não ter embranquecido. Corajoso, com capacidade de organização e comando, tornou-se um mito entre os negros. Não o mito que esconde, mas o mito que revela. "Zumbi" significa: a força do espírito presente.

A derrota de Palmares só foi possível quando as autoridades da Colônia apelaram para o bandeirante Domingos Jorge Velho, que armou uma expedição contra Palmares, em 1694. Após muita luta, Zumbi foi martirizado e morto no dia 20 de novembro de 1695.

Consciência negra - Para muitos, esta data é um dia a mais no calendário. Para os negros, porém, está carregada de um sentido todo especial. Hoje, 300 anos depois, o 20 de novembro é um dia de denúncia, protesto e resistência.

Denúncia da situação de cativeiro que nosso povo ainda vive, na segunda maior Nação negra da Terra que é o Brasil. Fomos escravizados no período colonial brasileiro, estamos sendo raça rejeitada na República. Somos 50% do total da população brasileira e fazemos parte dos 70% que vivem à margem do sistema. O famoso e moderno Contrato Social, para nós, não existe.

Protesto contra a ideologia da democracia racial, que permanece um engodo para evitar que o negro tome consciência da sua situação e assim ficar alienado dentro dos padrões brancos.

Resistência, que está no espírito de Zumbi e presente na esperança do nosso povo!!!

Ei, Zumbi! seu povo não esqueceu
a luta que você deixou para prosseguir.
Ei, Zumbi! os novos Quilombos,
com seus quilombolas, lutam pra resistir.
Ei, Zumbi, Zumbi Ganga, meu rei.
Você não morreu, você está em mim.


Texto preparado pelo Grupo Atabaque, SP

1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO .


QUEM É ANDRÉ GASPARETTI? 


Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc.

Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo. 

Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 





Foi para as r…

ESTREIA DO PROGRAMA ÁFRICA BRASIL NA RADIO 94 FM A RADIO DO RIO

ACONTECEU NA RÁDIO  94 FM O PROGRAMA ÁFRICA BRASIL E VIROU NOTICIAS  NAS REDES SOCIAIS !

ESTREIA DO PROGRAMA CULTURAL ÁFRICA BRASIL NA RADIO 94 FM A RADIO DO RIO


A Emissora que abriu os seus microfones para realizar este intercambio Cultural entre essas duas culturas .

Dia de estreia, emoção a toda prova!

Assim foi a manhã deste domingo (10/12/2017) na Rádio 94.1 FM – A Rádio do Rio.
Eu, Flávio Costa começo estas linhas agradecendo ao Mestre, aos orixás e a fé que me permitiram persistir e realizar mais uma vez a tarefa de levar o Programa Cultural África Brasil para as ondas do Rádio, mesmo após um período de ausência dos estúdios. É fato, que não foi fácil desfrutar deste hiato entre os ouvintes que me acompanham por tanto tempo, e que migraram junto a mim para outros meios de comunicação, sem me deixar esmorecer. Mas posso dizer também, que foi como uma longa viagem, e que agora ao regressar para o rádio pude celebrar este  encontro  emocionante!

Neste dia tão especial em minha vida pess…

ESPECIAL DE VÉSPERA DE ANO NOVO

O QUE VAI ACONTECER NO  PROGRAMA ÁFRICA BRASIL  Véspera de Ano Novo 
É com o Quinteto do Cacique de Ramos que teremos a sua companhia com muita musica de samba raiz e com uma grande homenagem ao nosso querido Arlindo Cruz no quadro A VOZ DO SAMBA com o apresentador Flávio Costa e a querida Nayra Cezari  , amanhã na véspera de Ano Novo na rádio 94 FM .
Teremos a participação do nigerianoOmololu Mike Akinmulerofalando sobre seu projeto de 2018 , e com a presença do produtor e idealizador do canal TVM Player o queridoIvan Junior Àsògúne sua esposa .


A participação  do compositor e cantor Diego Natural (Diego Samuel)


O Programa África Brasil lembra de VOCÊ ouvinte e aos seguidores da pagina pessoal e do PROGRAMA ÁFRICA BRASIL , e também teremos um lembrança dos aniversariantes da semana com o Parabéns no ritmo de samba para os que estão me acompanhando em minha pagina do Facebook .
Programa África está recheado de muita informação e de muita musica .
Assistam pelo site da 94FM http://www.radioro…