Pular para o conteúdo principal

BOLETIM INFORMATIVO DA COMUNIDADE .

Comissão da ALERJ prepara seminário para discutir 120 anos do fim da escravidão
Presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), a Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) que comemora os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, instalada no dia 27 de junho de 2007, discutiu vários temas ligados à afirmação do negro na sociedade. Além das cinco audiências públicas que contaram com a presença de algumas das mais significativas lideranças do movimento afro-brasileiro, a comissão também homenageou, em sessões solenes, personalidades que muito têm feito pela disseminação da cultura africana. "Vamos juntar as informações de todas as audiências ocorridas em 2007 para a realização de um grande seminário em 2008, quando comemoramos os 120 anos do fim da escravidão. Precisamos dar ao negro o verdadeiro valor e colocá-lo no lugar de destaque que ele sempre mereceu em nosso País", informou Palmares.
A primeira audiência realizada no dia 12 de setembro foi, ao mesmo tempo, um ato de afirmação e uma homenagem a um dos maiores líderes do candomblé no Brasil: Agenor Miranda Rocha, o Pai Agenor, professor de português e matemática do Colégio Pedro II, morto em 2004. "As grandes figuras do comum não são tão reconhecidas. Ele (Agenor) era fora do comum. Na Chapada Diamantina, na Bahia, estado de onde vim, correm rios que chamamos de engrunhados, porque eles estão no subterrâneo, correndo para irrigar as terras. Agenor era como um engrunhado, que corria na vida subterrânea para irrigar a Educação", evocou o presidente da Biblioteca Nacional, professor Muniz Sodré, presente ao encontro. O presidente da comissão, que entregou 98 moções durante a cerimônia, frisou que a audiência serviu ainda para a discussão sobre a liberdade de culto no País.
Uma semana depois, Palmares trouxe à tona um debate que voltou à pauta da comissão outras vezes: a aplicabilidade da Lei federal 10.639/03, que trata da inclusão de "História da África" e "Cultura Afro-Brasileira" nos currículos escolares. A coordenadora-geral de Diversidade e Inclusão Educacional do Ministério da Educação (MEC), Leonor Araújo, alegou que a União já organizou 12 mil kits para distribuição nas escolas, dentro de um programa de preparação de material para a implementação efetiva desta lei. No dia 9 de novembro, esse assunto foi novamente debatido, mas, desta vez, no auditório do Colégio Pedro II, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
Mas uma das atividades que mais discussões causou foi a audiência realizada no dia 23 de outubro, quando a inclusão do negro no mercado de trabalho mereceu destaque. Através de números e balanços, técnicos mostraram como os afro-descendentes são discriminados quando o assunto é busca por uma vaga de emprego. A novidade ficou por conta do anúncio da inclusão do Rio na pesquisa que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) vem realizando, desde 1986, em cinco capitais do País e no Distrito Federal. "Durante muito tempo lutamos para que o nosso estado também fosse avaliado e não conseguimos. Com isso, teremos uma visão muito mais ampla sobre o que ocorre no mercado fluminense", comemorou Palmares, que coordenou o Dieese no Rio entre 1986 e 1987.
A comissão também realizou um encontro para discutir a anemia falciforme, doença que acomete, basicamente, a população negra. A louvação a figuras ilustres prosseguiu no dia 1º de novembro, quando o sambista Devanir Ferreira, o Tantinho da Mangueira, recebeu, no Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte do Rio, o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Outro agraciado foi o também sambista e estudioso da cultura afro-brasileira Nei Lopes. Ele pôs a Medalha Tiradentes no peito em um evento ocorrido no dia 13 de novembro, organizado junto à Comissão de Combate às Discriminações de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, presidida pela deputada Beatriz Santos (PRB), e onde também foram homenageados 15 importantes nomes do movimento negro, dentre eles os atores Milton Gonçalves e Ruth de Souza.


FONTE:
www.alert.rj.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb