Pular para o conteúdo principal

CAROÇO DE DENDÊ A SABEDORIA DOS TERREIROS


CONTOS DA GUERREIRA

 O Teatro José de Alencar, ela lança a segunda edição da obra, a partir das 16 horas, no projeto Divinas Palavras. O lançamento abre uma série de encontros envolvendo os valores, crenças e saberes religiosos e contará com a presença da ialorixá, que ministra ainda palestra sobre o livro. O público será recebido pelo Grupo Dança Afro Alagba,.

Divinas palavras



A Yalorixá ( mãe de santo) Mãe Beata lança hoje dia 27 de maio de 2012 , o livro Caroço de Dendê, onde reúne histórias e lendas que resgatam a cultura e tradição de seu povo. A yalorixá é uma referência no candomblé 



O  livro foi o primeiro escrito por Mãe Beata, publicado originalmente em 1997 e reeditado em 2008. Natural de Iguape, no Recôncavo Baiano, foi no Rio de Janeiro que Beatriz Moreira da Costa, criou seu terreiro e tornou-se uma das figura mais respeitadas do Candomblé no Brasil.

Rebelde desde seu nascimento, como ela mesmo se define, militou intensamente em causas ligadas à cultura, religião e cidadania de populações afro-brasileiras, organizando encontros, mobilizando a luta por direitos e contra o preconceito, campanhas de solidariedade e realizando projetos sociais voltados às comunidades negras.

Entre as honrarias em reconhecimento ao seu trabalho, está o Diploma de Personalidade de Destaque da Comunidade Negra, outorgado em 1991 pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; o Prêmio Orilaxé, do grupo Afro Reggae, concedido em 2002; a Medalha de Mérito Cívico Afro-brasileiro, homenagem prestada em 2005 pela Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares e o diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz de 2007, do Senado Federal. Atualmente, ela é a presidente de honra do grupo de mulheres negras Criola.

Repleta de marcas da oralidade, a linguagem é singela e direta, sem grandes artifícios literários. A força das histórias de Mãe Beata está em sua ancestralidade, como um registro em papel de ensinamentos transmitidos por gerações no dia a dia, em rodas de contação, nos conselhos das mães aos mais jovens, nos encontros nos terreiros. Intrigas de vizinhos, visagens, brigas de casais e até o gosto exagerado de uma mulher pelo samba servem de pano de fundo para os contos de lições de vida, conselhos morais e demonstração da força dos orixás.

Para quem não está acostumado ao universo místico e às práticas das religiões afro-brasileiras, é certo que algumas nuances passam despercebidas. A universalidade das situações, dos valores éticos e a própria imersão no cotidiano brasileiro permitem, no entanto, um entendimento em meio às descobertas, como crianças que escutam os avós anunciarem os mistérios da vida.

Em livro, a ialorixá publicou ainda "As histórias que minha avó contava", em 2005, e participou da coletânea "O livro da saúde das mulheres negras", em 2000, com o registro "Tradição e Religiosidade", em que ela relembra sua luta desde a infância, das injustiças sofridas dentro da própria célula familiar, as dificuldades financeiras e de saúde, tendo como pano de fundo o preconceito e as investidas históricas contra a cultura trazida pelos escravos africanos.

Parabéns Mãe Beata pela representatividade que a senhora tem para com o  nosso povo de religião de matriz africana .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb