É COM MUITO ORGULHO QUE A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL VEM ATRAVÉS DESTA POSTAGEM PRESTAR UMA GRANDE HOMENAGEM A ESTÁ GRANDE MULHER DE ORIGEM DE UMA ANCESTRALIDADE MUITO FORTE E FLUENTE EM NOSSA HISTÓRIA .
ONDE ELA VEM DESEMPRENHANDO UM PAPEL MUITO MARCANTE EM TODAS AS ESFERAS DE NOSSO MUNDO, ONDE ELA PASSA DEIXA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA DAR A VISIBILIDADE MELHOR DE TODO POVO NEGRO QUE TEM O DIREITO DE SER RESPEITADO E COM TODA O SEU CARISMA AONDE ELA PASSA DEIXA A SAUDADE E O AMOR PARA TODOS QUE O ACONHECEM . E COM ISSO ELA SÓ ADQUIRI MAIS NOVOS AMIGOS E ADMIRADORES .
E QUE NA VERDADE ELA VEM CADA DIA QUE PASSA CONSTRUINDO E SOMANDO CADA VEZ MAIS UM TURBILHÃO DE OBRAS E AÇÕES A FAVOR DE NOSSA CULTURA E QUE NUM FUTURO BEM LONGE , ELA NOS DEIXARÁ UM LEGADO MUITO GRANDE E QUE IRÁ PERPETUA PERANTE MUITOS DOS SEUS FILHOS CARNAIS E SEUS OMO(FILHOS) DE ORIXÁS , É CLARO PARA TODOS QUE ACOMPANHAM A SUA TRAJETÓRIA DE VIDA E DE RESISTÊNCIA .
FALAR DESSA GRANDE MULHER , QUE É AMIGA, MÃE , CONSELHEIRA E DENTRE DE MUITOS PREDICADOS QUE ELA TEM , ELA É UMA GRANDE GUERREIRA PELOS DIREITOS DE NOSSO POVO , UM POVO SOFRIDO E PERSEGUIDO , DISCRIMINADO POR VÁRIOS PRECONCEITOS. TENDO 82 ANOS DE IDADE , AINDA COM UM FORÇA ENORME DE CONTINUAR A LUTAR .
ONDE ESTA SENHORA ONTEM DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2012 , É HOMENAGEADA E RECEBE MAIS UMA CONDECORAÇÃO COMO PERSONALIDADE CONTRIBUINTE PELAS AÇÕES PRESTADAS AO POVO AFRO BRASILEIRO, COM GRANDE MERECIMENTO ELA FOI RECEBIDA NA CAMARA LEGISLATIVA DE BRASÍLIA - DF
Saibam um pouco da vida de Mãe Beata de Iyemonjá
BEATRIZ MOREIRA COSTA, Nascida em 20 de janeiro de 1931, em Cachoeira do Paraguaçu, Recôncavo Baiano, filha de Maria do Carmo e Oscar Moreira, utiliza-se da mãe e do pai como exemplos de vida.
Vejamos alguns detalhes na sua atuação como líder religiosa:
ESSES SÃO ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODEMOS PASSAR PARA VOCÊS SEGUIDORES DESTE BLOG ,O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE TEMOS ESTA SENHORA COMO UMA REFERENCIA DE LUTA PELO RESPEITO E DE NOSSA HONRA DE SER ORIUNDO DE MÃE AFRICA .
PARABÉNS MÃE BEATA DE YEMONJÁ !!!!!!!
BEATRIZ MOREIRA COSTA
(MÃE BEATA DE YEMONJÁ)
ONDE ELA VEM DESEMPRENHANDO UM PAPEL MUITO MARCANTE EM TODAS AS ESFERAS DE NOSSO MUNDO, ONDE ELA PASSA DEIXA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA DAR A VISIBILIDADE MELHOR DE TODO POVO NEGRO QUE TEM O DIREITO DE SER RESPEITADO E COM TODA O SEU CARISMA AONDE ELA PASSA DEIXA A SAUDADE E O AMOR PARA TODOS QUE O ACONHECEM . E COM ISSO ELA SÓ ADQUIRI MAIS NOVOS AMIGOS E ADMIRADORES .
E QUE NA VERDADE ELA VEM CADA DIA QUE PASSA CONSTRUINDO E SOMANDO CADA VEZ MAIS UM TURBILHÃO DE OBRAS E AÇÕES A FAVOR DE NOSSA CULTURA E QUE NUM FUTURO BEM LONGE , ELA NOS DEIXARÁ UM LEGADO MUITO GRANDE E QUE IRÁ PERPETUA PERANTE MUITOS DOS SEUS FILHOS CARNAIS E SEUS OMO(FILHOS) DE ORIXÁS , É CLARO PARA TODOS QUE ACOMPANHAM A SUA TRAJETÓRIA DE VIDA E DE RESISTÊNCIA .
FALAR DESSA GRANDE MULHER , QUE É AMIGA, MÃE , CONSELHEIRA E DENTRE DE MUITOS PREDICADOS QUE ELA TEM , ELA É UMA GRANDE GUERREIRA PELOS DIREITOS DE NOSSO POVO , UM POVO SOFRIDO E PERSEGUIDO , DISCRIMINADO POR VÁRIOS PRECONCEITOS. TENDO 82 ANOS DE IDADE , AINDA COM UM FORÇA ENORME DE CONTINUAR A LUTAR .
ONDE ESTA SENHORA ONTEM DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2012 , É HOMENAGEADA E RECEBE MAIS UMA CONDECORAÇÃO COMO PERSONALIDADE CONTRIBUINTE PELAS AÇÕES PRESTADAS AO POVO AFRO BRASILEIRO, COM GRANDE MERECIMENTO ELA FOI RECEBIDA NA CAMARA LEGISLATIVA DE BRASÍLIA - DF
Saibam um pouco da vida de Mãe Beata de Iyemonjá
BEATRIZ MOREIRA COSTA, Nascida em 20 de janeiro de 1931, em Cachoeira do Paraguaçu, Recôncavo Baiano, filha de Maria do Carmo e Oscar Moreira, utiliza-se da mãe e do pai como exemplos de vida.
Sua
mãe, mulher negra trabalhadora, mas de saúde frágil, legou à sua filha
grande respeito à pessoa humana e seu pai, Oscar, a característica de
saber lidar com as ferramentas do trabalho e da vida.
Na
década de 50 Beatriz muda-se para a cidade de Salvador, ficando sob os
cuidados de sua tia Felicíssima e seu marido, Anísio Agra Pereira
(Anísio de Logum Ede, babalorixá) , na Avenida Ribeiro dos Santos na Sete Portas. Durante dezessete anos, Beata (como é conhecida desde a infância) foi abian
de seu tio, que posteriormente falece levando-a a procurar Mãe Olga do
Alaketu, que a inicia no candomblé para o orixá Iemanjá no terreiro Ilê
Maroia Laji (Alaketu – Salvador).
Mulher
que mesmo presa a princípios tradicionais em razão da influência de uma
família patriarcal torna-se de vanguarda ao fazer cursos de teatro
amador e participar de grupos folclóricos. Casa-se com Apolinário Costa,
seu primeiro namorado, com quem teve quatro filhos, Ivete, Maria das
Dores, Adailton e Aderbal Moreira Costa. Sua mãe Maria do Carmo antes de
falecer tutela a filha a sua yalorixá , Olga do Alaketu.
Sem
apoio da família consangüínea, é na família-de-santo que encontra
acolhimento, a história se repete no sentimento de resistência do
quilombo contemporâneo que reconstrói a auto-estima desta mulher negra.
Para
as famílias tradicionais da Bahia da época, mulher separa era mulher de
ninguém, ainda mais com quatro filhos. Canta-se um samba, um
samba-de-roda baiano que “samba bom é de madrugada, mulher sem homem não
vale nada”, por certo não se enquadrava nesse perfil a figura dessa
mulher ímpar.
Cria
seus filhos com muita dificuldade, porém de modo digno, exercendo
várias funções para prover o sustento próprio e dos filhos, como
empregada doméstica, costureira, manicure, cabeleireira, pintora e
artesã.
Com
todas essas atividades e uma jornada árdua de mulher negra nordestina e
separada, estigmas fortes para a época, não esquece seus laços
religiosos, atuando em várias comunidades de terreiro no Rio de Janeiro
mantendo e preservando sua descendência ancestral religiosa negra.
Começa
a trabalhar como figurante na Rede Globo de Televisão, atividade
resultante de contatos já existentes em Salvador, onde participou da
novela “Verão Vermelho”, filmada na referida cidade. Logo após, consegue
trabalho como costureira na mesma empresa, onde se aposenta e mantêm
contatos com amigos até os dias de hoje.
Entre
as décadas de 70 e 80 Biata faz várias viagens a Salvador para cumprir
seus deveres religiosos com a Casa de Candomblé na qual foi iniciada,
visto que, mesmo atuando religiosamente em casas de parentes religiosos
no Rio de Janeiro, seu cordão umbilical estava preso à sua casa matriz,
precisava saciar sua sede na fonte.
Durante
este espaço de tempo a yalorixá, Olga do Alaketu, tem importância
fundamental em sua vida, aconselhando e acolhendo a filha que lhe foi
tutelada pela mãe biológica, a figura da mãe ancestral se faz presente.
Ao entregar Biata à Olga, Maria do Carmo dá o sentido de continuidade a
figura maternal, a mãe africana que acolhe e sustenta seus filhos,
característica ainda hoje preservada nas comunidades religiosas de
matriz africana.
Em
20 de abril de 1985 Mãe Olga do Alaketu vem ao Rio de Janeiro outorgar a
sua filha o direito de ser chamada de “Mãe”, mais uma vez o ciclo se
repete, o Ilê Omiojuarô (Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi) casa em
que Mãe Biata passa a ter o cargo de yalorixá. Transmite à comunidade de
forma natural toda essa experiência de luta, absorvida facilmente por
todos, dando início à participação ativa em discussões sobre questões
raciais, sociais e políticas, tendo maior atuação nas questões de
gênero, com enfoque principalmente sobre as mulheres negras.
Assim
como Beata recebe de seu pai e de sua mãe ensinamentos de vida, ela
consegue propagar á sua comunidade religiosa os mesmos princípios. O Ilê
Omiojuarô, comunidade na qual Mãe Beata é sacerdotisa suprema, atua em
diversas frentes sociais: religião e saúde, luta contra qualquer forma
de descriminação e contra a intolerância religiosa, cultura da paz,
acesso à educação, ações afirmativas, saúde da população negra,
movimento de diálogo inter-religioso, direitos humanos, movimento de
mulheres negras e movimento negro.
Vejamos alguns detalhes na sua atuação como líder religiosa:
ATIVIDADES RELIGIOSAS E SOCIAIS
1985
– Fundação da Comunidade de Terreiro Ilê Omiojúarô (Casa das Águas
dos Olhos de Oxóssi) de Beata de Iemanjá, pela sua Yalorixá Mãe Olga do
Alaketu, em 20 de abril, no bairro de Miguel Couto, Nova Iguaçu;
1987 – Sedia em sua Comunidade de Terreiro o Terceiro Encontro Regional da Tradição dos Orixás, em 15 de novembro.
1989 – Sedia em sua Comunidade de Terreiro o Décimo Encontro Regional das Religiões Afro-brasileiras em 28 de novembro.
1991
– Recebe da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro moção
honrosa e congratulação pela militância e resistência da Cultura,
Religião, Cidadania e Dignidade da população Afro-brasileira. Recebe em
20 de novembro Diploma de Personalidade de Destaque da Comunidade Negra
no mandado do Deputado Estadual Marcelo Dias no Rio de Janeiro.
1992
– Fórum Global – 92 - participa como cicerone e mentora religiosa no
Encontro Mundial pela Paz – RJ. Inicia o Projeto Social Ação e Viver em
18 de maio – viabilizando a participação de jovens carentes da região e
integrando-os á Comunidade de Terreiro. Miguel Couto, Nova Iguaçu.
Recebe em 13 de maio Diploma de Honra ao Mérito da Prefeitura do
Município de Belford Roxo – RJ.
1994
– Realiza no Ilê Omi Oju Arô dentro do Projeto Ação e Viver o Fórum de
Debates “Cidadania x Violência”. Miguel Couto, Nova Iguaçu.
1998
– Inicia em julho no Ilê Omi Oju Arô o Projeto Comunidade Solidária do
Governo Federal, capacitando profissionalmente na área de informática
vinte e cinco jovens carentes da região e integrando-os à Comunidade de
Terreiro. Promove em dezembro na sua Comunidade de Terreiro a campanha
“Natal sem fome” com distribuição de roupas, brinquedos e cestas básicas
à população carente da região.
1999
– Inicia em março a segunda turma do Projeto Comunidade Solidária
capacitando profissionalmente jovens carentes da Baixada Fluminense.
Miguel Couto, Nova Iguaçu. Realiza oficinas de percussão para jovens de
Comunidade de Terreiro da Baixada Fluminense. Miguel Couto, Nova Iguaçu.
2000
– Comemora quinze anos da fundação de seu Terreiro intensificando as
atividades sócio-culturais. Abril, Miguel Couto – Nova Iguaçu.
Lançamento do Cd “Cantigas de Orixás”. Abril, Miguel Couto – Nova
Iguaçu. Realização de oficinas de candomblé para não iniciados,
universidades, escolas públicas, eventos culturais e turísticos. Abril,
Miguel Couto – Nova Iguaçu.
2001 – Abertura do Rock in Rio, tenda por um mundo melhor.
2002
– Parceria com o Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros. Parceria com a
Ong Criola, que desenvolve projetos para mulheres negras. Lançamento do
Projeto Oku Abo. Parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.
Recebe o Prêmio Orilaxé, do Afro Reggae. Rio de Janeiro.
2004
– Implanta em sua Comunidade de Terreiro o “Projeto Acelera Jovem” em
parceria com o Viva-Rio, voltado para jovens entre 15 e 25 anos que
ainda não completaram o ensino fundamental. Outubro, Miguel Couto – Nova
Iguaçu. 2004 – Recebe o Prêmio Ossain. Novembro, Rio de Janeiro. 2004 –
Participa da peça “Olhos D'água”, de autoria de Ismael Ivo que
retratava a descriminação racial através das vivencias de três atrizes
negras, uma delas Mãe Biata. Casa da Cultura de Berlim, Alemanha.
2005
– Recebe a Medalha de Mérito Cívico Afro-brasileiro, homenagem
conferida pela Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares. Maio, São
Paulo.
OBRAS PUBLICADAS
1997 – Lança em 30 de abril o seu livro de contos “Caroço de Dendê, Sabedoria dos Terreiros” - RJ.
2000 – Lança “Tradição e Religiosidade”, in O livro da saúde das mulheres negras.Org. Jurema Werneck. Rio de Janeiro.
2005 – Publica em o livro “As histórias que minha avó contava” – RJ
ENCONTROS, SEMINÁRIOS E CONGRESSOS
1988 – Conferência Estadual da Tradição dos Orixás – Debates Ecumenismo e Cultos Afros. Maio, Rio de Janeiro.
Encontro da tradição dos Orixás, Religiões Afro-Brasileiras e seus Adeptos. Setembro, Rio de Janeiro.
1991 – Feira do Livro Afro-brasileiro – Seminário Xangô, o mito herói africano no Brasil. Outubro, Rio de janeiro.
1992 – Seminário “Planeta Fêmea Ética e Espiritualidade: Mulher e sagrado no século XXI”. Junho, Rio de Janeiro.
Encontro “Médicas, bruxas e curandeiras ”. Outubro, Tibá Bom Jardim – Rio de Janeiro.
1994 – Simpósio sobre Cultura e Religiosidade. Setembro, Berlim – Alemanha.
Semana da Cultura Brasileira – Outubro, Berlim – Alemanha.
Religião e Resistência Cultural – Outubro, Berlim – Alemanha.
1995 – Seminário Ervas Medicinas como Terapia. Novembro – Rio de Janeiro.
Pot-pourrit de Saúde – Folhas, Fé e Cura. Novembro - Rio de Janeiro.
300 Anos de Zumbi – Memórias de Resistência. Novembro – Rio de Janeiro.
1996 – Vigília Inter-religiosa de Oração pela Paz e pela Vida. Outubro – Minas Gerais.
1997 - Seminário A Comunidade Afro-brasileira e a Epidemia do HIV (AIDS). Julho, Rio de Janeiro.
Seminário em homenagem a Paulo Freire. Julho, Rio de Janeiro.
Feira de Exposição Afro-esotérica do Rio de Janeiro. Setembro.
Seminário Superando o Racismo. Outubro, São Paulo.
Seminário Candomblés Ontem e Hoje. Outubro, São Paulo.
Jornada Lélia Gonzalez. Dezembro, São Luiz – Maranhão.
1998 – Fórum Espiritual das Religiões Mundial. Julho, São Francisco – Califórnia/EUA.
Seminário Internacional: Rota dos Escravos. Agosto, Brasília / DF.
Seminário African Amerindian Performances From Brazil . Novembro, Nova Iorque/EUA.
2002 – 1º Simpósio Internacional de Contadores de História. Maio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ.
2004 – Fórum Cultural Mundial – Seminário A Casa Brasil África. Agosto, São Paulo.
2005 – IV Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Abril, Belém do Pará.
Encontro
com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, em
conjunto com mais quatro yalorixás para defender a constitucionalidade
das cotas para a população negra na UERJ. Abril, Brasília/DF.
Encontro
com o Procurador Geral da República, com o objetivo de reivindicar a
implementação da Lei 10.639-03, que determina o ensino da História e
Cultura Afro-brasileira nas escolas nacionais. Abril, Brasília/DF.
Encontro
com a ministra Nilcéia Freire para a exposição das necessidades das
mulheres integrantes das Comunidades de Terreiro. Abril, Brasília/DF.
Seminário Promoção da Igualdade Racial no Mercado de Trabalho. Abril, Brasília/DF.
2005 – Primeira Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Julho/agosto, Brasília/DF.
2005 – Congresso Internacional de Tradição e Cultura Iorubá. Agosto, Uerj.
ESSES SÃO ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODEMOS PASSAR PARA VOCÊS SEGUIDORES DESTE BLOG ,O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE TEMOS ESTA SENHORA COMO UMA REFERENCIA DE LUTA PELO RESPEITO E DE NOSSA HONRA DE SER ORIUNDO DE MÃE AFRICA .
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