Pular para o conteúdo principal

CELEBRAÇÃO DO 13 DE MAIO MOBILIZOU NOVA IGUAÇÚ


A Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, ficou lotada de pessoas que, ao longo de toda a tarde, interrompiam suas compras ou davam uma parada a caminho do trabalho para ver, ouvir, aplaudir e participar das atividades que marcaram a celebração do 13 de maio, Dia da Libertação dos Escravos. A feijoada distribuída gratuitamente a partir das 13h, fez sucesso entre os presentes e deu o tom de exaltação da cultura afro-brasileira. No palco, entre as inúmeras atrações culturais, representantes de vários movimentos negros se alternaram na análise da situação em que vive esse segmento da população no Brasil de hoje. "Não estamos comemorando a libertação dos escravos", afirmou Marcelo Dias, representante do Movimento Negro Unificado e um dos oradores do dia. "Estamos fazendo um dia de luta, pois as desigualdades nos mantêm hoje em uma forma moderna de escravidão. Apenas 3,5% dos empresários são negros, em um país onde 49% da população é afro-descendente", exemplifica. Ele lembra ainda que dos 27 chefes de governos estaduais, nenhum é negro. "É claro que 120 anos da libertação seria motivo para confraternizar, mas este é um ato de denúncia: é o dia de luta contra a escravidão moderna", assegurou. A programação "Construindo a Liberdade", que se estendeu até a noite, foi promovida pelos vários movimentos negros atuantes na cidade, juntamente com sindicatos, Universidade Rural do Rio de Janeiro e Abesni (Associação dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu), entre outras entidades, contando com total apoio da prefeitura de Nova Iguaçu.
Houve apresentação do grupo de Afoxé Maxambomba, shows de samba (Élcio do Bandolim e Jeito Malandro, e grupo Só Damas), de hip hop (grupo Enraizados de Morro Agudo), esquetes de teatro com o grupo Fama, desfile de moda afro com os manequins da Conexão Modelo e apresentação de capoeira da Banda Sirê.
"Está muito bonita a festa, e é importante também", declarou o pedreiro Sebastião Santos, de 53 anos. "Porque os negros sofreram muito, precisam ter mais oportunidades."
FONTE:
Regina Peixoto
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Nova Iguaçu
Tel.: 2667-2227 / 3770-6117 / 9206-8017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb