A BENÇÃO DA MADRINHA PARA MAIS NOVA INSTITUIÇÃO QUE LUTARÁ PELAS CAUSAS, DOS AFRO-DESCENDENTES.
Como mestre de cêrimomia - a renomada Locutora do Metrô e do aeroporto Tom Jobim, a interprete Cristina George.
Apresentação do grupo de novos atores do Pérola Negra.
Zezé Motta participa da abertura do 1º Encontro Comunidade África Brasil, no SESC MadureiraLocalidade: Rio de Janeiro - RJ SESC Madureira vai abrigar, no próximo dia 13 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 19h, o 1º Encontro Comunidade África Brasil. O evento, organizado pela ONG Comunidade África Brasil, vai contar com a presença da madrinha da ONG, a atriz Zezé Motta e irá abordar diversos temas relativos à população afro-brasileira, como: "Preconceito e discriminação racial"; "Religião de matriz africana, auto-sustentável"; "A mulher afro-descendente no mercado de trabalho e suas dificuldades"; "Dificuldades do entendimento da cultura afro nos órgãos público.
"Promoção da igualdade racial"; e "A preservação dos cultos de origem brasileira e matrizes africanas, a umbanda e o candomblé". A entrada foi gratuita.Pois o objetivo do encontro, era de expor as propostas e objetivos da ONG e, a partir daí, capacitar voluntários e buscar parceiros para realização de projetos de valorização e resgate da cultura afro-brasileira.
Como mestre de cêrimomia - a renomada Locutora do Metrô e do aeroporto Tom Jobim, a interprete Cristina George.
A Comunidade África Brasil, tem, entre suas finalidades, promover atividades culturais nos âmbitos do áudio-visual, da educação ambiental, promoção e defesa dos direitos humanos.
Momento em que o presidente da instituição passa para as mãos da atriz o Titulo de Associada Benemérita.
Com a palavra do Presidente da Comunidade África Brasil -Sr. Flávio Costa , aos presnte no teatro do Sesc -Unidade de Madureira -RJ
Estiverão presentes ao 1º Encontro Comunidade África Brasil: Janna Guinond, da Ong Estimativa; Anna Davies, jornalista e presidente da CAPA (Associação Casa do Artista Plástico Afro-Brasileiro); Aderbal Axogun, da Produtora Cultural Omo Aro; Arlene Camargo, Coordenadora do Grupo Afoxé Maxambomba;Marcelo Dias do MNU(Movimento Negro Unificado)representando Sr.Geraldo Magela da COPPIR(Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).
Entre os itens a serem destacados no Estatuto da ONG Comunidade África Brasil, estão: defender, preservar e conservar as práticas culturais afro-brasileiras, suas raízes históricas e os seus processos de implementação e execução no Brasil e Exterior. Busca pelo equilíbrio das relações sócio-ambientais e das práticas sustentáveis promovidas pelas comunidades afro-brasileiras; Incentivar a criação e manutenção de 'Unidades de Conservação', e de áreas para a conservação, pesquisa e estudos onde são encontradas comunidades afro-descendentes e remanescentes de quilombo e similares; Estimular o intercâmbio entre os governos Municipal, Estadual e Federal, as entidades oficiais ou privadas e a comunidade, numa ação conjunta para a resolução dos problemas que afetem e poderão afetar a integridade do conhecimento tradicional das comunidades afro-brasileiras e afro-descendentes.
Grande apresentação do Grupo Afoxé Maxambomba,coordenada pela palestrante Arlene Camargo, conhecida também por Mãe Arlene de Katende.(Yalorixá do Candomblé).
Pode registrar a presença de várias pessoas do meio de comunicação escrita e falada,e també personalidades da religiosidade de origem de matriz africanas(Candomblé e a Umbanda), como o diretor do Jornal A Voz do Candonblé - Pai Wagner de Oxosse , Yango de Obaluayê, o Jornal Axé e seus mistérios, e dentre outras personalidades do culto afro-brasileiro, Presidente da IRMAFRO-Pai Renato de Obaluayê, o presidente da UUCAB - o Sr. João luiz de Ogun e sua esposa ,o Balorixá Joelmir de Oxosse ,Doté Edivaldo de Logun -Edé, produtor do evento o Oscar do Candomblé- Babalorixá Julinho de Oxoguiã, a ilustre Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá do RJ - Mão Regina Lúcia de Yemanjá e sua irmã Ekedy Ropsemary de Oxosse , a egbomi de Omolu , e muitas outras pessoas que fizeram presente neste evento.
Comentários
gostaria de saber como posso entrar em contato!
Se possivel, me mande um email: marikoury@gmail.com
Obrigada,
Mariana Koury