Pular para o conteúdo principal

COMENTÁRIO DO 1º ENCONTRO DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL

A BENÇÃO DA MADRINHA PARA MAIS NOVA INSTITUIÇÃO QUE LUTARÁ PELAS CAUSAS, DOS AFRO-DESCENDENTES.



Zezé Motta participa da abertura do 1º Encontro Comunidade África Brasil, no SESC MadureiraLocalidade: Rio de Janeiro - RJ SESC Madureira vai abrigar, no próximo dia 13 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 19h, o 1º Encontro Comunidade África Brasil. O evento, organizado pela ONG Comunidade África Brasil, vai contar com a presença da madrinha da ONG, a atriz Zezé Motta e irá abordar diversos temas relativos à população afro-brasileira, como: "Preconceito e discriminação racial"; "Religião de matriz africana, auto-sustentável"; "A mulher afro-descendente no mercado de trabalho e suas dificuldades"; "Dificuldades do entendimento da cultura afro nos órgãos público.
"Promoção da igualdade racial"; e "A preservação dos cultos de origem brasileira e matrizes africanas, a umbanda e o candomblé". A entrada foi gratuita.Pois o objetivo do encontro, era de expor as propostas e objetivos da ONG e, a partir daí, capacitar voluntários e buscar parceiros para realização de projetos de valorização e resgate da cultura afro-brasileira.


Como mestre de cêrimomia - a renomada Locutora do Metrô e do aeroporto Tom Jobim, a interprete Cristina George.










A Comunidade África Brasil, tem, entre suas finalidades, promover atividades culturais nos âmbitos do áudio-visual, da educação ambiental, promoção e defesa dos direitos humanos.


Momento em que o presidente da instituição passa para as mãos da atriz o Titulo de Associada Benemérita.



Com a palavra do Presidente da Comunidade África Brasil -Sr. Flávio Costa , aos presnte no teatro do Sesc -Unidade de Madureira -RJ









Estiverão presentes ao 1º Encontro Comunidade África Brasil: Janna Guinond, da Ong Estimativa; Anna Davies, jornalista e presidente da CAPA (Associação Casa do Artista Plástico Afro-Brasileiro); Aderbal Axogun, da Produtora Cultural Omo Aro; Arlene Camargo, Coordenadora do Grupo Afoxé Maxambomba;Marcelo Dias do MNU(Movimento Negro Unificado)representando Sr.Geraldo Magela da COPPIR(Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).


Entre os itens a serem destacados no Estatuto da ONG Comunidade África Brasil, estão: defender, preservar e conservar as práticas culturais afro-brasileiras, suas raízes históricas e os seus processos de implementação e execução no Brasil e Exterior. Busca pelo equilíbrio das relações sócio-ambientais e das práticas sustentáveis promovidas pelas comunidades afro-brasileiras; Incentivar a criação e manutenção de 'Unidades de Conservação', e de áreas para a conservação, pesquisa e estudos onde são encontradas comunidades afro-descendentes e remanescentes de quilombo e similares; Estimular o intercâmbio entre os governos Municipal, Estadual e Federal, as entidades oficiais ou privadas e a comunidade, numa ação conjunta para a resolução dos problemas que afetem e poderão afetar a integridade do conhecimento tradicional das comunidades afro-brasileiras e afro-descendentes.

















Apresentação do grupo de novos atores do Pérola Negra.




Grande apresentação do Grupo Afoxé Maxambomba,coordenada pela palestrante Arlene Camargo, conhecida também por Mãe Arlene de Katende.(Yalorixá do Candomblé).
Pode registrar a presença de várias pessoas do meio de comunicação escrita e falada,e també personalidades da religiosidade de origem de matriz africanas(Candomblé e a Umbanda), como o diretor do Jornal A Voz do Candonblé - Pai Wagner de Oxosse , Yango de Obaluayê, o Jornal Axé e seus mistérios, e dentre outras personalidades do culto afro-brasileiro, Presidente da IRMAFRO-Pai Renato de Obaluayê, o presidente da UUCAB - o Sr. João luiz de Ogun e sua esposa ,o Balorixá Joelmir de Oxosse ,Doté Edivaldo de Logun -Edé, produtor do evento o Oscar do Candomblé- Babalorixá Julinho de Oxoguiã, a ilustre Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá do RJ - Mão Regina Lúcia de Yemanjá e sua irmã Ekedy Ropsemary de Oxosse , a egbomi de Omolu , e muitas outras pessoas que fizeram presente neste evento.

Comentários

Unknown disse…
Olá

gostaria de saber como posso entrar em contato!
Se possivel, me mande um email: marikoury@gmail.com

Obrigada,
Mariana Koury

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb