Pular para o conteúdo principal

MANIFESTO DO DIA 13 DE MAIO


13 de Maio - Construindo a Liberdade





Grandes são as bandeiras de luta e gradativas são as vitórias.Dia 13 de maio foi consagrado pela história oficial de nosso país como o dia da libertação dos escravos.As entidades do Movimento Negro que atuam históricamente na luta por acesso,direitos e empoderamento dos negros,entendem que às condições nas quais nosso povo vive,não nos permite comemorar esta data como sendo de Libertação."Não é livre um povo que não se vê respeitado em sua plena cidadania".Portanto,entendemos esta data como um momento de importante reflexão e luta contra a discriminação e exclusão racial e social do povo negro.


Nova Iguaçú apresenta em sua "cara" hábitos culturais,característicos da herança de nossos ancestrais africanos. Por isso torna-se tão importante o mês de maio como o período de reflexão sobre a condição da população negra na cidade visando pensar ações que possam resultar na construção de políticas públicas efetivas para o nosso povo.

Neste sentido,promovendo esta feijoada regada a diversas atividades culturais,resgatamos uma tradição de várias partes do país, e da cidade como forma de aglutinar a população negra no dia 13 de maio para uma reflexão coletiva da luta.

Essa tradição de comer feijoada dia 13 de maio foi concebida no período colonial, como comida de escravos, pois se fazia com as sobras da casa grande;representa ao mesmo tempo, uma forma de relembrar nossos ancestrais,fonte de sabedoria e transmissão da cultura negra ao longo das gerações e mote de reunião popular, uma das maneiras dos africanos e seus descendentes sobreviverem aos reveses da condição de desigualdade.

Por força das lutas do movimento - Nova Iguaçú tem hoje, na estruturado executivo municipal a COPPIR -Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Órgão esse responsável por articular junto às diversas secretarias políticas públicas para o segmento. Ressaltamos a necessidade de um chamado deste órgão a sociedade e ao movimento organizado para que juntos possamos conceber um "Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial" e uma agenda de atividades que reflita as necessidades do povo negro.

Destacamos aqui a importância de garantir nossos espaços públicos da cidade referências que nos identifique. Segmentos culturais de descendência africana compreendem o dia 13 de maio como o dia de homenagear os "pretos velhos",sábios Griots contadores de histórias e mensageiros de uma cultura que prima pela oralidade e pelo respeito ao conhecimento dos mais velhos. Portanto há o entendimento de que esta é uma data significativa no que tange a preservação desta cultura.

Não compreendemos o equívoco da mudança no nome da Rua 13 de maio para Luís Guimarães. Até porque, o povo da nossa cidade não o reconhece como tal e continua chamando de 13 de maio. É nossa bandeira solicitar que a mesma volte a se chamar 13 de maio,conforme desejo da população iguaçuana.

Estamos na luta ainda para que no dia 20 de Novembro se torne um dia de feriado municipal em homenagem a todos os Zumbis que lutam no dia dia por respeito e dignidade.


Assinam este documento as seguintes entidades:


* Espaço Cultural Casa de Anyê

* CISIN/ Afoxé Maxambomba

* Rosane do Acarajé

* Trem da Harmonia Destino Baixada

* SintSaúde-RJ

* MNU- Movimento Negro Unificado

* UNEGRO

* ComCausa

* AESNI

* Conexão Modelo

* Movimento Enraizados

* CPC Araci de Almeida

* CIAC

* INFALJ

* Comunidade África Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb