13 de Maio - Construindo a Liberdade
Grandes são as bandeiras de luta e gradativas são as vitórias.Dia 13 de maio foi consagrado pela história oficial de nosso país como o dia da libertação dos escravos.As entidades do Movimento Negro que atuam históricamente na luta por acesso,direitos e empoderamento dos negros,entendem que às condições nas quais nosso povo vive,não nos permite comemorar esta data como sendo de Libertação."Não é livre um povo que não se vê respeitado em sua plena cidadania".Portanto,entendemos esta data como um momento de importante reflexão e luta contra a discriminação e exclusão racial e social do povo negro.
Nova Iguaçú apresenta em sua "cara" hábitos culturais,característicos da herança de nossos ancestrais africanos. Por isso torna-se tão importante o mês de maio como o período de reflexão sobre a condição da população negra na cidade visando pensar ações que possam resultar na construção de políticas públicas efetivas para o nosso povo.
Neste sentido,promovendo esta feijoada regada a diversas atividades culturais,resgatamos uma tradição de várias partes do país, e da cidade como forma de aglutinar a população negra no dia 13 de maio para uma reflexão coletiva da luta.
Essa tradição de comer feijoada dia 13 de maio foi concebida no período colonial, como comida de escravos, pois se fazia com as sobras da casa grande;representa ao mesmo tempo, uma forma de relembrar nossos ancestrais,fonte de sabedoria e transmissão da cultura negra ao longo das gerações e mote de reunião popular, uma das maneiras dos africanos e seus descendentes sobreviverem aos reveses da condição de desigualdade.
Por força das lutas do movimento - Nova Iguaçú tem hoje, na estruturado executivo municipal a COPPIR -Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Órgão esse responsável por articular junto às diversas secretarias políticas públicas para o segmento. Ressaltamos a necessidade de um chamado deste órgão a sociedade e ao movimento organizado para que juntos possamos conceber um "Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial" e uma agenda de atividades que reflita as necessidades do povo negro.
Destacamos aqui a importância de garantir nossos espaços públicos da cidade referências que nos identifique. Segmentos culturais de descendência africana compreendem o dia 13 de maio como o dia de homenagear os "pretos velhos",sábios Griots contadores de histórias e mensageiros de uma cultura que prima pela oralidade e pelo respeito ao conhecimento dos mais velhos. Portanto há o entendimento de que esta é uma data significativa no que tange a preservação desta cultura.
Não compreendemos o equívoco da mudança no nome da Rua 13 de maio para Luís Guimarães. Até porque, o povo da nossa cidade não o reconhece como tal e continua chamando de 13 de maio. É nossa bandeira solicitar que a mesma volte a se chamar 13 de maio,conforme desejo da população iguaçuana.
Estamos na luta ainda para que no dia 20 de Novembro se torne um dia de feriado municipal em homenagem a todos os Zumbis que lutam no dia dia por respeito e dignidade.
Assinam este documento as seguintes entidades:
* Espaço Cultural Casa de Anyê
* CISIN/ Afoxé Maxambomba
* Rosane do Acarajé
* Trem da Harmonia Destino Baixada
* SintSaúde-RJ
* MNU- Movimento Negro Unificado
* UNEGRO
* ComCausa
* AESNI
* Conexão Modelo
* Movimento Enraizados
* CPC Araci de Almeida
* CIAC
* INFALJ
* Comunidade África Brasil
Comentários