Pular para o conteúdo principal

GRUPO SARANDEIRO CELEBRA A FORÇA AFRO-BRASILEIRA


COMENTÁRIO DE : CARLOS HERCULANO LOPES - EM CULTURA
A forte presença da cultura africana no Brasil, cada vez mais reverenciada por meio dos orixás, das lendas, do candomblé, da umbanda e das mães de santo, é o tema de Quebranto, novo espetáculo do Grupo Sarandeiros, em cartaz sábado e domingo no Teatro Sesiminas. Essa investida do grupo, que existe há 28 anos, vem no rastro do sucesso do espetáculo Gerais de Minas.
Para Gustavo Cortês, diretor de Quebranto e professor de cultura brasileira na UFMG, a influência africana sobre o Brasil é extremamente rica, mas pouco divulgada. “Isso se deve ao preconceito. Sempre que falávamos sobre a idéia de fazer um trabalho inspirado na vida dos orixás, sentíamos certa resistência, inclusive dentro do próprio grupo”, revela. Vencidas as barreiras iniciais, pesquisas foram realizadas na Bahia, no Maranhão e em Minas Gerais. “A mitologia dos orixás é o fundamento deste espetáculo. Mostramos como eles, antes de se tornarem divindades, realizaram grandes feitos na África. Eram reis e rainhas respeitados por seus povos.
Muitas dessas tradições vieram para o Brasil trazidas pelos escravos, que se encarregaram de preservá-las em seus rituais”, lembra Gustavo. Quebranto significa amaciar, mas, popularmente, a palavra está ligada a mau-olhado. O grupo, integrado por 25 bailarinos, usou técnicas de dança contemporânea e elementos do folclore brasileiro. “Tentamos surpreender, por se tratar de um assunto polêmico, com refinamento e pesquisa cuidadosa das lendas e dos movimentos específicos de cada orixá”, conta Gustavo. “Por meio desse espetáculo, buscamos quebrar barreiras entre a arte, a ciência e a religião, além de valorizar a cultura afro, que se tornou única no Brasil e se faz presente na vida de todos nós”, conclui.
Quebranto - Espetáculo do Grupo Sarandeiros. Sábado, às 21h; domingo, às 20h. Teatro Sesiminas, Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3241-7181. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb