Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais valorizam diversidade étnico-racial

Da Redação

Há dez anos, a equipe gestora da escola municipal Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, tem desenvolvido ações de valorização da história e cultura afro-brasileira. O processo iniciou antes da sanção da Lei 10639/03, que preconiza a inserção desses temas no currículo escolar.

Essa valorização da cultura afro-brasileira foi consequência do engajamento dos gestores da unidade de ensino no Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) em Cuiabá, motivada pela ascendência africana. “Acostumamos a discutir esse assunto não apenas nas datas comemorativas, mas no decorrer de todo ano letivo”, explicou a diretora Antonia Corsina dos Anjos.

Na unidade escolar são atendidos 412 alunos, matriculados na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Deste total, aproximadamente 58% são afro-descendentes, segundo informação da diretora escolar. “Há uma diferença numérica entre os que se declaram descendentes de negros e aqueles que são de fato”, lembrou.

A valorização da diversidade étnica é permanente na escola. No início do ano letivo, as crianças são acolhidas com festejos e relatam as origens da família. Quando esse processo foi iniciado na escola, eram propostas apresentações culturais. Posteriormente, foi expandido para os desfiles cívicos no bairro e desfiles de beleza afro na própria unidade escolar.

“Os alunos estão sempre com uma auto-estima muito bem trabalhada”, diz a diretora. Ela afirma que a participação dos pais na comunidade escolar é intensa. De acordo com Antonia Corsina, neste ano, aproximadamente 15 crianças deixaram de frequentar uma escola particular do bairro para se matricular na unidade de ensino municipal. Na percepção da diretora, é fundamental que os estudantes recebam uma educação de qualidade, independente do local onde foram matriculados.

As ações desenvolvidas pela escola municipal Quintino Pereira de Freitas encontram correspondência nas outras unidades escolares da rede pública municipal. Com o projeto Abraço, proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e em execução desde 2007, a diversidade étnico-racial tem sido valorizada, com o propósito de se construir uma educação anti-racista em todas as 98 unidades de ensino.

“A escola como espaço de excelência na formação do ser humano deve ser um local para ressignificar esses processos discriminatórios”, avalia a diretora de políticas educacionais da SME, Julieta Nunes Domingues. Ela explica que cada escola tem uma maneira de mediar as discussões sobre o tema. Com o apoio dos processos formativos, oportunizados por projetos como o Abraço e o Roda de Conversa, os gestores e equipe pedagógica das escolas encontram uma maneira de trazer esses temas, ignorados durante um longo período, para o universo escolar. “Cuiabá tem clareza sobre a importância de abordar essas questões”, assegura a diretora da Dipe/SME.

Com essa política, a Capital mato-grossense foi a única representação pública do país contemplada com o 4º Prêmio África Brasil 2009, concedido pelo Centro Cultural Africano. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007, 59% da população mato-grossense é constituída por negros. Na Capital, o percentual é de 65%. “Recebo este prêmio na condição de prefeito e principal autoridade do município de Cuiabá, mas os premiados são todos os cuiabanos e mato-grossenses, em geral”, disse o prefeito Wilson Santos, a respeito da homenagem recebida.

fonte:
Cuiabá / Várzea Grande, 28/05/2009 - 14:43
Jornal Documento - Cuiabá - on line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb