Pesquisa de mapeamento das religiões de matriz africana do Rio de Janeiro
Caro(a)s,
Vimos convidar a todo(a)s a participarem da apresentação pública da pesquisa de mapeamento das casas de religiões de matriz africana do Rio de Janeiro, que acontecerá na comunidade de Terreiro Ile Omiojuaro (Casa de Mãe Beata de Iyemoja), no dia 14/06/2009 (domingo), às 15:00, cito à R. Francisco Antonio Nascimento nº 42 – Miguel Couto, Nova Iguaçu, RJ, Tel: 2886-1432.
Informamos que a referida pesquisa consiste do cadastramento das casas de todas as tradições religiosas afro-brasileira, solicitado à PUC-RIO pelas lideranças religiosas de matriz africana em decorrência da invisibilização dos dados reais sobre a quantidade de comunidades religiosas existentes no Estado do Rio de Janeiro, bem como onde estão localizadas.
Do Encontro das lideranças religiosas com a PUC-Rio, formou-se um Conselho Religioso, com quatorze lideranças representativas do Candomblé e da Umbanda, onde conclui-se que a metodologia a ser adotada na referida pesquisa é a cartografia social, que consiste do cadastramento através da auto-identificação do pesquisado e o seu universo, já que os sujeitos de fato e de direito do universo a ser pesquisado são os membros e lideranças das comunidades religiosas afro-brasileira.
Através desta pesquisa será possível apresentar dados concretos sobre quantidade e localização das casas, a fim de não mais limitar as informações acerca das religiões de tradição afro-brasileira àquelas divulgadas pelos órgãos públicos, que bem sabemos, são baseadas em dados estatísticos que não expressam a realidade, visto que as religiões de matriz africana não constam do rol de religiões dos formulários censitários, sendo enquadrada no campo “outros”, o que certamente contribui para a nossa invisibilidade sócio-política.
Dada a importância do evento convidamos a todo(a)s a se unirem nesta empreitada em busca de dignificação e valorização das religiões e das comunidades religiosas de matriz africana, bem como da garantia dos direitos democráticos e do pleno exercício da cidadania brasileira.
O evento contará com a presença do excelentíssimo Sr. Ministro da SEPPIR (Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial) Edson Santos, e membros da Coordenação Geral da Pesquisa junto à PUC-Rio.
Atenciosamente
Adailton Moreira Costa
Baba Egbé do Ile Omiojuaro
Coordenador de campo da pesquisa de mapeamento das casas de religiões de matriz africana do Rio de Janeiro
Cientista social – PUC-Rio
Comentários