Pular para o conteúdo principal

Aulas de História afro na Justiça

Perícia no currículo das escolas de todo o estado vai fiscalizar presença de disciplina obrigatória sobre cultura negra

POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO

Rio - A ‘guerra santa’ entre evangélicos e umbandistas causada pela leitura em sala de aula do livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, está longe do fim. Medida cautelar na 2ª Vara de Fazenda Pública exige perícia no currículo das escolas públicas e privadas do Estado do Rio para saber como a disciplina ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, obrigatória nas redes de ensino desde 2003, está sendo aplicada.

Adilson Martins já escreveu quatro livros inspirados na cultura afro. Foto Carlo Wrede/Agência O Dia

Quatro ONGs do movimento negro impetraram a ação, há um ano e quatro meses, por desconfiar que os colégios desrespeitam a Lei 10.690/03, que incluiu a matéria no currículo escolar oficial. O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa estimam que menos de 50% das escolas no Estado do Rio seguem a determinação.

A discussão sobre a inclusão da disciplina voltou depois que a professora Maria Cristina Marques usou o livro ‘Lendas de Exu’ com alunos do 7º ano da Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé. A leitura provocou desentendimento com os diretores da escola Mery Lice da Silva Oliveira e Sebastião Carlos Menezes. Segundo a professora, ela foi impedida de dar aula.

Os vereadores Luís Sérgio (PMDB) e Ronaldo Gomes (PT do B) repudiaram, ontem, a atitude dos diretores no plenário da Câmara de Macaé. Hoje, eles se encontram com a secretária municipal de Educação, Marilene Garcia.

“Quando a cultura afro-brasileira invadir as escolas, nós teremos a redescoberta da República Brasileira, encontrando personagens que sequer foram citados em livros e não tiveram suas histórias contadas”, analisou Humberto Adami, ouvidor do Ministério da Igualdade Racial e ex-presidente da ONG Instituto Iara, uma das que impetraram a ação.

“Intolerância religiosa é inaceitável! Não vamos manter esta postura em nossas escolas”, comentou a secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin. Sua pasta informou que as 1.063 escolas da rede carioca são orientadas a abordar História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de História, Língua Portuguesa e Artes.

Autor do livro lamenta intolerância

Autor do livro recomendado pelo MEC ‘Lendas de Exu’, o escritor Adilson Martins, 70 anos, lamentou que a publicação esteja envolvida em questão religiosa. “Qualquer tipo de intolerância é desagradável. É apenas um trabalho infanto-juvenil que busca propagar a cultura afro-brasileira e romper a imagem de demônio de Exu”, explicou. Adilson tem mais dois livros com o aval do MEC: ‘O papagaio que não gostava de mentiras’ e ‘Erinlé, o caçador’, publicações voltadas para o público infantil.

FONTE O DIA ON LINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb