Pular para o conteúdo principal

BOLETIM INFORMATIVO

Secretário abre I conferência Estadual de Saúde Ambiental

Foi aberta na noite de ontem, 27, a “I Conferência Estadual de Saúde Ambiental”. O evento, que reuniu cerca de 300 delegados representantes dos 75 municípios do Estado, contou com a participação dos Secretários de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo e o da Saúde, Rogério Carvalho. A realização da conferência prossegue na manhã de hoje, 28, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

Durante abertura da conferência, realizada no Petroclube, Praia de Atalaia, o secretário do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, falou da importância da realização da conferência para o Estado de Sergipe. “A conferência de saúde ambiental é um momento histórico para todo o país por buscar uma melhor qualidade de vida para todos. A grande especialidade desta conferência é que a construção das políticas públicas, que nascerão desse momento, serão escritas também com as digitais do povo sergipano”, comemora.

Márcio Macêdo fez uma breve demonstração das ações da Semarh sobre o tema “Água”, uma das diretrizes discutidas durante a realização das conferências territoriais. De acordo com o secretário, a água é o veículo da vida, responsável, em parte, pela saúde pública.

“É nos setores mais carentes que as doenças emergem com mais facilidade e freqüentemente por ausência de higiene, da carência da água e água de boa qualidade”, declara, enfatizado que, ao iniciar a sua gestão na pasta, das seis bacias hidrográficas, apenas uma tinha um comitê formado, a do Rio Sergipe. Hoje, os rios Japaratuba e Piauí já têm seus comitês criados.

O secretário também revelou que está estudando com a Agência Nacional de Água (Ana), a possibilidade de ser criado junto com o governo da Bahia o comitê do Rio Real, de domínio federal, e operacionalizado por Sergipe. A justificativa dessa iniciativa se dá pelo fato de que alguns municípios do Estado dependerem do Real.

Márcio também fez menção dos trabalhos que estão nesse momento sendo feitos pela Semarh para execução de serviços para Elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas dos Rios Japaratuba, Piauí e Sergipe e do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Em tempo, frisou a importância do Programa Águas de Sergipe, que visa revitalizar a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe e também a consolidação do Sistema de Recursos Hídricos no Estado. “Entendo que ações como essas são válidas e fundamentais, pois, consequentemente, a eficaz gestão das águas remete na diminuição de gastos com a saúde”, aponta o secretário.

O lixo como contribuinte de doenças, também foi comentado por Márcio que avaliou a situação atual do Estado. “Durante anos o lixo foi jogado para “debaixo do tapete”. Estamos trabalhando para solucionar esse problema com a implantação de um aterro sanitário funcional, com a participação de consórcios”.

Para a representante do Ministério do Meio Ambiente, Helen Gurgel, a realização da conferência em Sergipe, como ocorre em todo o território nacional, celebra uma oportunidade ímpar. “A importância desse tipo de discussão, principalmente a nível local, irá ser colocada na nacional, o que é de grande relevância para o Estado”.

Rogério Carvalho, secretário da Saúde, disse acreditar que sairão boas propostas para enriquecer a discussão que haverá na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, em Brasilia.

Presenças

Presentes à abertura da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental o secretário de Estado do Meio Ambiente Márcio Macêdo; o secretário da Saúde Rogério Carvalho; o prefeito de Poço Verde Antônio de Dórea; a representante do Ministério do Meio Ambiente(MMA), Helen Gurgel; a representante do Ministério da Saúde ,Elaine Mendonça; o representante do Ministério das Cidades, Enio Nonato; o presidente da Adema Genival Nunes; o presidente de Ibama Manoel Rezende; o vereador Chico Buchinho; representante dos Movimentos Populares, Lizaldo Vieira; o cacique Apolônio; a coordenadora da conferência, a técnica ambiental da Semarh, Patrícia Souza; além dos funcionários da Semarh e delegados da conferência.

Conferência

Prossegue durante todo o dia de hoje, 28, no Centro de Convenções de Sergipe, (CIC), a realização da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental(CESA). Até o final da tarde serão escolhidas uma diretriz e duas ações de cada eixo temático abordado durante a realização das conferências territoriais.

Após o cumprimento dessa etapa, dos 300 delegados participantes, representantes dos 75 municípios do Estado, serão eleitos apenas 23 delegados que irão para Brasília no período de 15 a 18 de dezembro, a fim de defender a aprovação das demandas solicitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb