Pular para o conteúdo principal

BOLETIM INFORMATIVO

Países africanos querem tecnologia para pré-sal

Os países africanos que já têm no Brasil um dos seus principais parceiros comerciais, cujo intercâmbio já chega a R$ 80 bilhões anuais – sendo que mais que de 50% representam importações brasileiras – querem que o Brasil disponibilize a tecnologia para exploração de petróleo na camada pré-sal naquele continente.

Países como Cabo Verde e Senegal, situados na costa oeste da África, acreditam serem detentores de reservas significativas de petróleo, numa área idêntica à do Brasil, já que há cerca de 150 milhões de anos a América do Sul e a África estavam juntas e, após se separarem, uma parte do pré-sal ficou na costa brasileira e outra na africana.

Protagonismo - A questão energética, investimentos em infraestrutura e mecanismos de financiamento são alguns dos assuntos que estão sendo tratados por representantes de 12 países africanos reunidos no Colóquio Brasil-África, que acontece, no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador.

Realizado em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o evento foi aberto pelo governador Jaques Wagner, o ministro da Promoção da igualdade, Edson Santos, e a secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio. A realização do colóquio Brasil-Africa marca o lançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), inspirado na iniciativa semelhante do governo federal.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está sendo representado no por João Bosco Borba, membro do CDES e presidente da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários Empreendedores Afro-Brasileiro. Segundo Borba, a África mais do que nunca é mercado prioritário para o Brasil, a partir do novo papel de protagonista que o País assume perante aquele continente.

“Em relação ao pré-sal o Brasil tem a tecnologia. O importante é esse intercâmbio tecnológico continuar, assim como levamos as experiências da Embrapa e do Sebrae”, pontuou. O colóquio, ainda de acordo com Borba, tem a finalidade de potencializar esta relação, sobretudo levando em conta as afinidades culturais entre o Brasil e África.

O governador Jaques Wagner destacou que o Brasil não pode ser apenas “demandador”, tem de ajudar os países-irmãos a se desenvolverem. “ Em tudo aquilo que nós já estamos mais avançados, e ajude os países africanos, podemos colaborar”. Essa ajuda, informou, já é realidade em Cabo Verde e São Thomé e Príncipe, para onde a Bahia enviou técnicos para ajudar no plano de manejo de águas.

No Benin há contribuição em educação e experiência em produção de álcool. A Bahia, disse Wagner, não pretende se colocar como “embaixadora” da política de integração, mas reconhece que a afinidade cultural facilita o intercâmbio com a África.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO GASPARETTI

  O QUE É BOM TEM QUE SER LEMBRADO , POIS HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LUTADOR E GUERREIRO , QUE PARA  TODOS NÓS DA COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL , TEMOS UM MAIOR CARINHO EM  PRESTAR ESTA HOMENAGEM  PELO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO . QUEM É ANDRÉ GASPARETTI?  Nascido e criado no morro do CANTAGALO - Ipanema, começou a trabalhar aos 14 anos de idade numa floricultura em Copacabana. Trabalhou ainda como lavador de carros, auxiliar de serviços gerais, vendedor, etc. Um dos 12 filhos de AROLDO DOS SANTOS e MARLENE DE AMORIM SOBREIRA, foi criado com muito esforço e dignidade, sempre ouvindo dos seus pais que só seria alguém na vida se trabalhasse e pudesse principalmente ajudar sua família e ao próximo.  Seu pai AROLDO DOS SANTOS, compôs diversas músicas onde “Batida de Limão” destacou-se naquela época. Após o falecimento do seu Pai e com apenas 17 anos de idade, aumentou ainda mais a responsabilidade com sua família, pois naquele momento teve que ajudar sua mãe no sustento de seus irmãos. 

MOMENTO ZEZÉ MOTTA

GRANDE DIVA DA CULTURA BRASILEIRA E DE NOSSA INSTITUIÇÃO COMEMORA MAIS UMA PRIMAVERA E A COMUNIDADE ÁFRICA BRASIL PRESTA ESTA HOMENAGEM . QUEM É ? Z E Z É   M O T T A  Maria José Motta de Oliveira , conhecida como   Zezé Motta   ( Campos dos Goytacazes ,   27 de junho   de   1948 ) é uma   atriz   e   cantora   brasileira   Mudou-se com a família para o   Rio de Janeiro   quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do   teatro Tablado . Começou a carreira de atriz em   1967 , estrelando a peça   Roda-viva , de   Chico Buarque . Em   1969 , atuou em   Fígaro, fígaro , Arena canta Zumbi   e   A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato . Em 1972 , participou de   Orfeu negro   e, em   1974 , atuou em   Godspell . A carreira de cantora teve início em   1971 , em casas noturnas   paulistas . De   1975   a 1979 , lançou três   LPs . Nos   anos 1980 , lançou mais três discos. Ela nunca conseguiu engravidar, e ao longo de sua vida adotou cinco menina

NOVO DIA E NOVO HORÁRIO DO PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA

PROGRAMA NA LEVADA DO SAMBA COM SEU NOVO DIA E NOVO HORÁRIO  HOJE AS 18 HORAS NA EMISSORA NGT , ESTREIA EM NOVA TEMPORADA E NOVO  HORÁRIO O PROGRAMA DE GRANDE AUDIÊNCIA , E QUE TEM MUITOS ADMIRADORES E SEGUIDORES DO TRABALHO DA APRESENTADORA MAIS SIMPÁTICA E COMPETENTE  E FAZ NA ARTE DE APRESENTAR O SEU PROGRAMA, E QUE FAZ VALORIZAR A TODOS OS SAMBISTA E PROFISSIONAIS DO UNIVERSO DO SAMBA E DO CARNAVAL ,  A QUERIDA NAYRA CEZARI . ENTÃO NÃO PERCAM ! ESTE SÃO OS CONVIDADOS DO PROGRAMA DE HOJE . ASSISTAM PELO SITE : www.redengt.com.br Convidados deste sábado: Carnavalesco Cid Carvalho da Cubango (RJ), Mug (campeã 2015) de Vitória (ES) revelando surpresas e novidades, Mestre Rodney da Beija-flor, Stephani Cariuz Rainha do Monobloco, a cantora Denise Mattos (compositora na Mocidade Independente e na Unidos de Padre Miguel) e o passista e pandeirista Tupy do Pan. Você não pode perder!!!!! Fotos:  Flávio Costa ‪#‎ InstaSize‬  #flaviocosta #folowme #NaLevadadoSamb